História – Segundo Império e início da república.

Posted by Gabi Giffoni segunda-feira, 13 de setembro de 2010 21:26
Campanhas republicanas
Posição da burguesia agrária paulista: Os paulistas visavam maior autonomia do estado diante de sua economia e investimentos, e acreditava que só um regime da republica proporcionar esse comportamento.

Posição militar: Os militares queriam a república, porém de maneira autoritária. Eles acreditavam na política ditatorial para o desenvolvimento e modernização do país, o progresso só poderia vir por meio da industrialização.

Posição das classes médias urbanas: Apesar da pouca voz que a classe média obtinha, ela exerceu um papel importante na campanha a favor da república por apoiar esse tipo de regime, visando mudanças no processo eleitoral e a abolição da escravidão.

As campanhas abolicionistas

Política: O fim da escravidão representava uma modernização econômica, pois, dava espaço para a expansão capitalista e assegurava a classe média uma igualdade política.

Principais leis abolicionistas:

Lei do ventre livre – decretava liberdade ao filhos dos escravos, assim que estes completassem 21 anos.

Lei do sexagenário – Concedia liberdade aos escravos maiores de 65 anos, ou maiores de 60 mediante a um pagamento.

Lei Áurea – Determinava o fim do trabalho escravo. Contou com o “apoio” da família imperial para sua aprovação.

Governo Provisório e Constituição

Primeiras medidas – adoção de uma nova bandeira, estabelecimento do Estado Laico, banimento do imperador e da família imperial.

Constituição de 1881

Federalismo
Os estados tinham a autonomia de eleger seus governadores, criar impostos, obter relações econômicas com o exterior e obtinham próprias forças militares.

Presidencialismo
Mandato de quatro anos, sem direito de reeleição. O presidente acumulava funções de chefe de estado e de governo. Era baseado nas idéias de Montesquieu, esse tipo de sistema foi, primeiramente, aplicado nos EUA e é marcado pela divisão rígida dos poderes legislativos, executivo e judiciário.

Sistema representativo
Os que atuavam nessa área (poderes executivos e legislativos) eram escolhidos pelo povo – eram excluídos mulheres, analfabetos e menores de 21 anos.

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